terça-feira, 26 de maio de 2009

TRANSFORMAÇÃO DO JORNAL

Com um jornal velho, você pode criar uma bolsa, um baú para guardar utensílios e outros itens. Basta somente abusar da sua criatividade. E uma boa chance de ganhar uma ajuda financeira nas despesas da casa.


Lá vai a Dica


  • Barbante ( 3 metros)
  • Cola branca
  • Cola quente
  • Chave de fenda pequena
  • Alicate
  • Tesoura
  • Estilete
  • 1 palito de churrasco
  • 130 canudinhos de jornal
  • Forma de papelão de 35 x 29
  • 1 pedaço de 5cm de tubo
  • 2 tiras de 75cm de couro
  • 8 pingentes para prender a alça


Emendar 2 canudinhos um no outro, sendo que os mesmos servirão como fixos.




Começando da esquerda para a direita, intercale 1 por baixo e outro por cima, já iniciando a trama dos fixos com os tecelões do fundo.





Inicie em 1 dos cantos das laterais 1 das pontas para que sirva de tecelão, chegando na outra lateral.





Repita o processo, fazendo com que em toda a extensão dê um total de 15 na frente e verso e 3 nas laterais, sendo que estes foram trançados no fundo.




Inicie mais um fazendo com que circule sempre com 2, pois o final da fixação dos fixos é número par, se for ímpar deixe com que circule apenas com um tecelão. Faça a tecelagem de aproximadamente 5cm nas laterais.



Corte a ponta em que o canudo é mais grossa.





Passe cola e emende as pontas dos fixos para que dê o mesmo comprimento da outra lateral.




Inicie qualquer ponto usando 1 das pontas para fazer a trança de fechamento das pontas. Fazendo com que passe apenas por baixo da primeira e deixe 1 argola sem fechar. Repita o processo, passando por baixo da primeira, por cima da Segunda e cortando a ponta embaixo da terceira.



Para desenformar, retire a parte do meio e em seguida as 2 laterais do molde 1.






Bolsa pronta.






A pintura pode ser feita com látex ou qualquer outro tipo de tinta, mas não esqueça de usar o verniz marítimo ou acrílico. Em caso de querer deixar aparente o jornal, utilize o verniz de artesanato Liqui Base, sendo que só serve para proteger o jornal para não amarelar em contato com o sol, mas não serve como impermeabilizante.

Fonte: Artesanato na Rede - http://www.artesanatonarede.com.br/

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CONFERÊNCIA DE JOVENS PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

foto de Jefferson Rudy/MMA
Ministro Carlos Minc fala para os jovens em conferência


Aconteceu em Brasília no último dia 7 de abril e reuniu cerca de 700 crianças e adolescentes de todo o país unidos pela luta na preservação ambiental. De acôrdo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo meio ambiente "...vem promover a mobilização internacional nesse aspecto relevante da vida moderna que é a sustentabilidade ecológica".
Essa colocação foi feita em virtude da atuação de 40 países como observadores do evento.
Para o ministro Fernando Haddad, a educação ambiental deve começar bem cedo gerando uma cultura da preservação como ato de cidadania. Durante o evento foi entregue a Carta de
Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais a representantes do governo.
O Ministro do meio Ambiente, Carlos Minc também esteve presente e em discurso dirigido aos jovens assegurou que " A educação ambiental é mudança de comportamento".

quarta-feira, 20 de maio de 2009

"COPINHO LUNAR"


O que é isso? Pra que isso serve, afinal? Essas devem ser as perguntas que surgiram diante desta foto. Acertei? Vamos acabar com o mistério, o “copinho lunar” é o absorvente do futuro. Isso mesmo, chega de despejar centenas de milhões de absorventes nos aterros sanitários. Agora é a hora de tomar iniciativas que contribuam para a preservação do meio ambiente. Você sabia que, em média uma mulher utiliza 15 mil absorventes em sua vida? Não?! Nem eu. Aí é que está o problema, multiplique essa quantia por todas as mulheres do mundo que já têm ciclo menstrual. Não precisa fazer essa conta para perceber o quanto os nossos, “inofensivos”, absorventes descartáveis poluem nosso planeta. Foi aí que pessoas engajadas com ações de preservação ambiental desenvolveram o “copinho lunar”. E quem pensa que esse invento milagroso é recente, está enganado. O absorvente foi desenvolvido, pasmem, em 1930! No início era feito de látex, hoje mais moderno, é de silicone, bastante flexível, lavável e tem duração de 10 a 15 anos. Aposto que a primeira impressão a respeito do novo absorvente não foi muito positiva. Mas a maioria das mulheres, que se propõem a experimentar, aprovam o produto. Revelam que, além de não causar impactos ao meio ambiente, são muito confortáveis e fáceis de usar, pois funcionam da mesma forma que os absorventes internos. O produto ainda não é vendido no Brasil, mas já faz sucesso em alguns países, como os Estados Unidos. O preço do absorvente está em torno de U$35,00. Quem achou que não poderia contribuir para um mundo melhor, aí está a grande chance!

Mais informações:
http://www.divacup.com/


terça-feira, 19 de maio de 2009

BANANA VELHA NÃO SE JOGA FORA!

Foto de Maria da Graça Silva

Claro que não! Sabe aquela banana de casca escurecida, toda manchada pedindo para ser jogada fora? Voce pode fazer um delicioso bolo com ela. Quer tentar? Anote a receita:

MODO DE FAZER:

Ponha 4 bananas cortadas no liquidificador, adicione 4 ovos inteiros, 2 xíc. de açúcar, 1/2 xíc. de óleo, 1 col. de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de canela em pó. Bate até misturar bem. Coloque numa vasilha e adicione 2 xíc. de farinha de rosca até ficar uma textura grossa. Unte uma forma com óleo e farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 180 graus. Asse por uns 20 minutos, ou até estar bem dourado por cima e sêco. Tire do fôrno, peneire por cima acúçar e canela, e pode servir. É um ótimo acompanhamento para o lanche da tarde e vai muito bem com qualquer chá. Bom Apetite!


segunda-feira, 18 de maio de 2009

RECICLAGEM DE SABONETES

Hoje, estava observando uma simples saboneteira e vi que na maioria das vezes não utilizamos o sabonete até o final. Fica aquele pedacinho de sabonete sem utilidade, por ser pequeno e não podermos manuseá-los com a mesma facilidade de antes ou por questão de praticidade em susbstituí-lo logo por um novo. O disperdício é grande. Não seria tão mais simples pegarmos todos os pedacinhos de vários sabonetes e transformá-los em um novo ?

Segue a dica:

Sabonete Simples

- Restos de sabonete
- Forma de PVC ou silicone
- Panela esmaltada

Junte os pequenos pedaços de sabão ou sabonete que já não utiliza. Triture-os e coloque-os em banho-maria, com algumas colheres de água. Assim que o sabão dissolver por completo, coloque-o rapidamente num molde.Espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.


Sabonete Elaborado

- 500 gr de sobras de sabonete
- 30 ml de essência de sua preferência
- 15 ml de extrato glicólico
- 25 ml de lauril líquido
- Forma de PVC ou silicone
- Panela esmaltada

Pique as sobras de sabonetes na panela esmaltada e leve ao fogo baixo para derreter até ficar em estado líquido. Desligue o fogo e passe em uma peneirinha para tirar as bolinhas. Adicione a essência, o extrato, o lauril e misture. Despeje na forma e espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.

> Você pode obter algum lucro na venda de sabonetes reciclados <


sexta-feira, 15 de maio de 2009

DE MELANCIA ATÉ A CASCA SE APROVEITA

Foto de Maria da Graça O. Silva


Ela é tão suculenta e gostosa! E ainda auxilia e previne a febre e a infecção das vias urinárias e, a erisipela. Quer saber mais? Da família da cucurbitácias, de origem africana, a melancia pode ser consumida também em doce com calda, para quem aprecia. Quer aprender como se faz? Então anote:
MODO DE FAZER
Retire a película verde da casca. Corte em cubinhos de mais ou menos 1 cm e reserve. Para cada xíc. de melancia cortada, use 2 colheres de sopa de açúcar e
1 copo de 200 ml de água. Coloque uma panela no fogo, junte a água e o açúcar, deixe ferver por uns 10 minutos e acrescente a melancia em cubos. Depois que a calda engrossar e reduzir e, os pedaços de melancia estiverem bem transparentes, está pronto. Apague o fogo e depois de frio coloque o doce num pote de vidro (de preferência) para guardar na geladeira.
Sirva gelado puro, ou com creme de leite/chantily.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

COLETA SELETIVA

O hábito de separar o lixo, selecionando os produtos recicláveis alcançou um destaque maior
a partir da década de 80. Por motivo de cobranças de alguns governos e ONGs, em relação a posturas mais responsáveis das empresas, no tocante à conscientização pela preservação do meio ambiente. Essa cobrança motivou a criação da coleta seletiva do lixo produzido nas empresas e, mais tarde também o lixo doméstico passou a ser alvo desse projeto. Até por causa do grande desperdício de materiais jogados fora, e que hoje em dia podem ser reaproveitados e reciclados, inclusive as sobras dos orgânicos.
Foto de Maria da Graça

Trata-se de separar os resíduos orgânicos, dos materiais secos e reutilizáveis. Ao colocar o lixo doméstico ou industrial em vasilhames distintos, já estamos dando um passo no combate da poluição ambiental. A definição das cores de embalagens para o lixo foi regulamentada pelo CONAMA, um dos Orgãos administrados pelo MMA. Já existem no mercado sacos de plásticos nas cores do lixo reciclável:
  • vermelho para plásticos,
  • verde para vidros,
  • amarelo para metal,
  • marrom para resíduos orgânicos,
  • branco para materiais da área de saúde,
  • roxo para resíduos radioativos,
  • preto para madeira.
Apesar de no Rio de Janeiro, ainda não contarmos com esse serviço, em todos os bairros, existem empresas particulares, cooperativas de catadores e autônomos,que vivem dessa tarefa geradora do sustento de muitas famílias.
Relacionamos alguns telefones úteis para ajuda ao usuário do nosso blog. É só ligar!


  • Remoção Gratuita de Entulho 2204-9999
  • Lig entulho 2596-0916
  • Koleta 2281-8822/2501-8946
  • Globo Const. e Ter. Ltda. 2474-1616
  • Eco-lurb 2413-7496
  • Coop.Inter.Trab.Alternativos 3393-2322





sábado, 9 de maio de 2009

REAPROVEITAMENTO

No preparo dos alimentos sempre deixamos de lado as cascas. Para quem não sabe, nas cascas estão contidas grande parte de nutrientes presentes no alimentos e são verdadeiras fontes de vitaminas. As cascas mais duras e com gosto não muito agradável, podem entrar no preparo de sucos e doces, como por exemplo a banana e o abacaxi. Lá vai a dica do dia:




Geléia de Cascas de Frutas

Ingredientes:

4 xícaras de cascas de frutas picadas(Usei cascas de: 1/2 melão, 1 mamão papaya, 2 maçãs e 4 ameixas)
3 colheres (sopa) de adoçante
1 colher (café) de gelatina incolor em pó
3 xícaras de água
Modo de preparo:

Levar ao fogo numa panela as cascas, o adoçante e a água. Cozinhar por um hora, caso a água seque antes disso, acrescente mais. Após este tempo, passar por uma peneira, espremendo bem. Deve ficar um creme grosso. Levar novamente ao fogo, dissolver a gelatina e juntar. Levar a geladeira.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA

O óleo de cozinha pode ser reaproveitado e transformado em sabão. No preparo dos ingredientes deve haver algum cuidado, pois leva alguns produtos químicos. Feito de forma bastante simples, sua produção pode dar lucro para quem o comercializa. Segue a dica da receita.

Receita 1:

- 5 litros de óleo de cozinha usado;
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2: com aroma

- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

A receita é da nutricionista Daysiellen Cabral, coordenadora do refeitório da Associação Paulista Sul da Escola Adventista, em São Paulo.

DESCARTE CONSCIENTE DO ÓLEO DE COZINHA

O óleo de cozinha utilizado nas frituras e preparos de alimentos no dia a dia, ao ser descartado no ralo da pia, ou mesmo no lixo comum, contamina os lençóis freáticos e a atmosfera, pois ele dificilmente se decompõe na natureza, além de ter a capacidade de impermeabilizar o solo quando o atinge, dificultando o escoamento de água das chuvas, formando um ambiente favorável às enchentes.
O óleo, assim como todo material orgânico em sua decomposição, emite metano, gás de efeito estufa (GEE) que contribui para o superaquecimento do planeta. Por isso, se o indivíduo evitar despejar o óleo consumido em lixeiras comuns, estará auxiliando na preservação da atmosfera terrestre.
Uma alternativa consciente para livrar-se do óleo usado é encaminhar a um posto de coleta mais próximo e fazer a doação de tais resíduos.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 150 postos de coletas de óleo, espalhados por onze estados.

terça-feira, 5 de maio de 2009

SEJAM BEM-VINDOS!!!

O motivo da criação desse blog, foi por uma necessidade de falar sobre algo que nos incomoda e, de certa maneira, podemos observar esse desconforto em algumas situações domésticas. Que fazer com o jornal velho, com as garrafas pet, latas, embalagens tetra pak, os vidros e, até mesmo com as sobras das nossas frutas e legumes? Num momento de conscientização do planeta, sobre a responsabilidade com os dejetos produzidos por nós e, por alguns animais, como o gado por exemplo, cujos gases formados por seus excrementos, contribuem bastante no aumento do aquecimento global. Mas como o gado não pensa, nós humanos, devemos encontrar uma solução o mais rápido possível para abrandar todos os estragos que causamos ao planeta, e que tal começar pelo nosso próprio lar? Afinal de contas, se alguma coisa nos incomoda, em se tratando de preservação ambiental, devemos dar exemplo de como mudar os procedimentos, mesmo sabendo que vivemos numa sociedade consumista, cujos hábitos arraigados há séculos é preciso modifificar, para o bem de todo o hemisfério. Nossa idéia é apontar alguns caminhos, mesmo sem serem novidades, mas que possam acrescentar algo nesse contexto de responsabilidade sócio ambiental. Resolvemos com essa iniciativa tentar mudar alguma coisa, começando pela nossa casa. Vamos mostrar estilos de vida, receitas, ideias de aproveitamento de materiais descartáveis reutilizáveis, simplesmente pelo conceito de separar o lixo doméstico e aproveitar as fontes energéticas da natureza, como o sol e a chuva!