segunda-feira, 8 de junho de 2009

É BOM LEMBRAR ...

Alguns lembretes sobre economia no lar, podem parecer chover no molhado, mas não são. Nesse final de semana, lendo a matéria sobre desperdício no Jornal do Brasil (domingo 07/06), lembramos de trazer para nossos leitores aqui do Reciclando Idéias, algumas das informações sobre os itens domésticos que influenciam bastante nos gastos com energia elétrica, são eles;


Lâmpadas - Dê preferência às fluorescentes, pois consomem em 3 horas por dia apenas 0,8KWh. Ao contrário das incandescentes que levam 5.400 KWh da conta de luz, pelo mesmo período de horas ligadas.


Refrigeradores - É bom verificar sempre a borracha de vedação, o compressor (no caso de usar gás), e o termostato. Isso pode gerar uma economia de até 30 KWh, ou menos 10,00 na conta.


Televisão - Tanto faz que esteja sendo vista ou não, o gasto é de 15 centavos por hora, ou 0,5 KWh. Para aqueles usuários de TV como companheira das horas silenciosas no lar, é bom saber o quanto pode custar o hábito.


Máquina de lavar - Se puder junte a a roupa por uns 15 dias, a redução é de a 20% no gasto com a conta. Mas, se não der, procure usar uma vez só por semana lavando todas as peças. Em 2 horas de uso o gasto é de 15 KWh.


Chuveiro - O vilão da conta de luz de qualquer residência que não tenha aquecedor a gás, claro! Na temperatura quente, aumenta em até 30% o consumo mensal em relação ao banho morno.


Torneiras - Aberta permanentemente durante o uso, gasta 5 copos de água para lavar apenas 1. A louça do almoço leva embora 240 litros, ao passo que abrindo e fechando você economiza 170 litros. O que dá para tomar até 1 banho depois.


Torneiras que pingam - Gastam 46 litros de água por dia. Em filetes, desperdiçam de 180 a 750 litros por dia. Isso é quase o consumo diário de uma residência com 3 moradores, usando água conscientemente, em tempo integral.


Então pessoal, vale a pena dar uma checada nos procedimentos diários com relação ao consumo de energia em casa. Vale lembrar também e, principalmente, no caso de sermos hóspedes em uma residência, de atentarmos para esses detalhes. Afinal de contas, difícil ser convidado para um retorno, se não colaboramos com a redução dos gastos não é mesmo?

A nova ordem é racionalizar e economizar o tempo inteiro.

Um comentário: