terça-feira, 9 de junho de 2009
POR QUE REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
Tirar do lixo materiais que podem ser reciclados traz benefícios à sociedade e ao meio ambiente.
A quantidade de lixo domiciliar produzida no Brasil atualmente é de 115 mil toneladas por dia. Se esse lixo fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de 16.400 deles ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Cerca de 30% de todo o lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. Tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem. Cada lata de alumínio reciclada, por exemplo, economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de 1 tonelada de petróleo.
A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros. Outro ganho para a sociedade acontece quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores, que têm ali um trabalho mais digno do que vasculhar recicláveis pelas ruas ou em lixões.
Fonte: Instituto Akatu
Foto: www.anossaescola.com
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
Já existem sistemas que fazem esse reaproveitamento. São calhas instaladas no telhado, que levam a água até um reservatório ou cisterna, onde há um filtro para reter as impurezas, como folhas e pequenos lixos. Esse sistema deve ser paralelo ao da água potável, pois não é possível cozinhar, tomar banho e beber esta água. Mas ela pode ser usada nas descargas, na lavagem de varandas e automóveis e para regar as plantas. A empresa BellaCalha oferece o sistema completo para quem deseja reaproveitar a água da chuva. O serviço pode ser feito em casas e prédios. Ficou interessado? Entre no site www.acquasave.com.br e confira!
segunda-feira, 8 de junho de 2009
É BOM LEMBRAR ...
terça-feira, 26 de maio de 2009
TRANSFORMAÇÃO DO JORNAL
- Barbante ( 3 metros)
- Cola branca
- Cola quente
- Chave de fenda pequena
- Alicate
- Tesoura
- Estilete
- 1 palito de churrasco
- 130 canudinhos de jornal
- Forma de papelão de 35 x 29
- 1 pedaço de 5cm de tubo
- 2 tiras de 75cm de couro
- 8 pingentes para prender a alça
Emendar 2 canudinhos um no outro, sendo que os mesmos servirão como fixos.
Repita o processo, fazendo com que em toda a extensão dê um total de 15 na frente e verso e 3 nas laterais, sendo que estes foram trançados no fundo.
Inicie mais um fazendo com que circule sempre com 2, pois o final da fixação dos fixos é número par, se for ímpar deixe com que circule apenas com um tecelão. Faça a tecelagem de aproximadamente 5cm nas laterais.
Corte a ponta em que o canudo é mais grossa.
Passe cola e emende as pontas dos fixos para que dê o mesmo comprimento da outra lateral.
Inicie qualquer ponto usando 1 das pontas para fazer a trança de fechamento das pontas. Fazendo com que passe apenas por baixo da primeira e deixe 1 argola sem fechar. Repita o processo, passando por baixo da primeira, por cima da Segunda e cortando a ponta embaixo da terceira.
Bolsa pronta.
A pintura pode ser feita com látex ou qualquer outro tipo de tinta, mas não esqueça de usar o verniz marítimo ou acrílico. Em caso de querer deixar aparente o jornal, utilize o verniz de artesanato Liqui Base, sendo que só serve para proteger o jornal para não amarelar em contato com o sol, mas não serve como impermeabilizante.
Fonte: Artesanato na Rede - http://www.artesanatonarede.com.br/
quinta-feira, 21 de maio de 2009
CONFERÊNCIA DE JOVENS PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Ministro Carlos Minc fala para os jovens em conferência
quarta-feira, 20 de maio de 2009
"COPINHO LUNAR"
Mais informações: http://www.divacup.com/
terça-feira, 19 de maio de 2009
BANANA VELHA NÃO SE JOGA FORA!
Claro que não! Sabe aquela banana de casca escurecida, toda manchada pedindo para ser jogada fora? Voce pode fazer um delicioso bolo com ela. Quer tentar? Anote a receita:
MODO DE FAZER:
Ponha 4 bananas cortadas no liquidificador, adicione 4 ovos inteiros, 2 xíc. de açúcar, 1/2 xíc. de óleo, 1 col. de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de canela em pó. Bate até misturar bem. Coloque numa vasilha e adicione 2 xíc. de farinha de rosca até ficar uma textura grossa. Unte uma forma com óleo e farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 180 graus. Asse por uns 20 minutos, ou até estar bem dourado por cima e sêco. Tire do fôrno, peneire por cima acúçar e canela, e pode servir. É um ótimo acompanhamento para o lanche da tarde e vai muito bem com qualquer chá. Bom Apetite!
segunda-feira, 18 de maio de 2009
RECICLAGEM DE SABONETES
Segue a dica:
Sabonete Simples
- Restos de sabonete
- Forma de PVC ou silicone
- Panela esmaltada
Junte os pequenos pedaços de sabão ou sabonete que já não utiliza. Triture-os e coloque-os em banho-maria, com algumas colheres de água. Assim que o sabão dissolver por completo, coloque-o rapidamente num molde.Espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.
Sabonete Elaborado
- 500 gr de sobras de sabonete
- 30 ml de essência de sua preferência
- 15 ml de extrato glicólico
- 25 ml de lauril líquido
- Forma de PVC ou silicone
- Panela esmaltada
Pique as sobras de sabonetes na panela esmaltada e leve ao fogo baixo para derreter até ficar em estado líquido. Desligue o fogo e passe em uma peneirinha para tirar as bolinhas. Adicione a essência, o extrato, o lauril e misture. Despeje na forma e espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.
> Você pode obter algum lucro na venda de sabonetes reciclados <
sexta-feira, 15 de maio de 2009
DE MELANCIA ATÉ A CASCA SE APROVEITA
segunda-feira, 11 de maio de 2009
COLETA SELETIVA
Trata-se de separar os resíduos orgânicos, dos materiais secos e reutilizáveis. Ao colocar o lixo doméstico ou industrial em vasilhames distintos, já estamos dando um passo no combate da poluição ambiental. A definição das cores de embalagens para o lixo foi regulamentada pelo CONAMA, um dos Orgãos administrados pelo MMA. Já existem no mercado sacos de plásticos nas cores do lixo reciclável:
- vermelho para plásticos,
- verde para vidros,
- amarelo para metal,
- marrom para resíduos orgânicos,
- branco para materiais da área de saúde,
- roxo para resíduos radioativos,
- preto para madeira.
- Remoção Gratuita de Entulho 2204-9999
- Lig entulho 2596-0916
- Koleta 2281-8822/2501-8946
- Globo Const. e Ter. Ltda. 2474-1616
- Eco-lurb 2413-7496
- Coop.Inter.Trab.Alternativos 3393-2322
sábado, 9 de maio de 2009
REAPROVEITAMENTO
Geléia de Cascas de Frutas
Ingredientes:
4 xícaras de cascas de frutas picadas(Usei cascas de: 1/2 melão, 1 mamão papaya, 2 maçãs e 4 ameixas)
3 colheres (sopa) de adoçante
1 colher (café) de gelatina incolor em pó
3 xícaras de água
Modo de preparo:
Levar ao fogo numa panela as cascas, o adoçante e a água. Cozinhar por um hora, caso a água seque antes disso, acrescente mais. Após este tempo, passar por uma peneira, espremendo bem. Deve ficar um creme grosso. Levar novamente ao fogo, dissolver a gelatina e juntar. Levar a geladeira.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA
Receita 1:
- 5 litros de óleo de cozinha usado;
- 2 litros de água;
- 200 mililitros de amaciante;
- 1 quilo de soda cáustica em escama.
Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.
Receita 2: com aroma
- 4 litros de óleo comestível usado;
- 2 litros de água;
- ½ copo de sabão em pó;
- 1 kg de soda cáustica;
- 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.
Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.
A receita é da nutricionista Daysiellen Cabral, coordenadora do refeitório da Associação Paulista Sul da Escola Adventista, em São Paulo.
DESCARTE CONSCIENTE DO ÓLEO DE COZINHA
O óleo, assim como todo material orgânico em sua decomposição, emite metano, gás de efeito estufa (GEE) que contribui para o superaquecimento do planeta. Por isso, se o indivíduo evitar despejar o óleo consumido em lixeiras comuns, estará auxiliando na preservação da atmosfera terrestre.
Uma alternativa consciente para livrar-se do óleo usado é encaminhar a um posto de coleta mais próximo e fazer a doação de tais resíduos.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 150 postos de coletas de óleo, espalhados por onze estados.