segunda-feira, 18 de maio de 2009

RECICLAGEM DE SABONETES

Hoje, estava observando uma simples saboneteira e vi que na maioria das vezes não utilizamos o sabonete até o final. Fica aquele pedacinho de sabonete sem utilidade, por ser pequeno e não podermos manuseá-los com a mesma facilidade de antes ou por questão de praticidade em susbstituí-lo logo por um novo. O disperdício é grande. Não seria tão mais simples pegarmos todos os pedacinhos de vários sabonetes e transformá-los em um novo ?

Segue a dica:

Sabonete Simples

- Restos de sabonete
- Forma de PVC ou silicone
- Panela esmaltada

Junte os pequenos pedaços de sabão ou sabonete que já não utiliza. Triture-os e coloque-os em banho-maria, com algumas colheres de água. Assim que o sabão dissolver por completo, coloque-o rapidamente num molde.Espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.


Sabonete Elaborado

- 500 gr de sobras de sabonete
- 30 ml de essência de sua preferência
- 15 ml de extrato glicólico
- 25 ml de lauril líquido
- Forma de PVC ou silicone
- Panela esmaltada

Pique as sobras de sabonetes na panela esmaltada e leve ao fogo baixo para derreter até ficar em estado líquido. Desligue o fogo e passe em uma peneirinha para tirar as bolinhas. Adicione a essência, o extrato, o lauril e misture. Despeje na forma e espere umas 2 horas para esfriar e desenformar.

> Você pode obter algum lucro na venda de sabonetes reciclados <


5 comentários:

  1. Legal a dica!
    Vou tentar fazer qualquer dia desses.
    A única pergunta: não é meio anti-higiênico não? Se já passamos o sabonete no corpo ele fica com bactérias, não? Juntando todos não vai ficar pior?
    Fica a pergunta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. é uma boa dica caseira, mas exista alguma forma industrial, haja visto que em hoteis sobram muitos pedaços de sabonetes, porém que não podem ou devem ser reaproveitados para fazer outr sabonete pois são de varias pessoas diferentes

    ResponderExcluir
  3. Ei, mas as bactérias morrerão com o calor que irá derreter os pedaços de sabonete! O que não derreterá serão os pêlos das diversas partes do corpo, né? Que fazer então? É só peneirar no final! Viva a reciclagem!

    ResponderExcluir
  4. Como obter os produtos lauril e extrato glicólico?

    ResponderExcluir
  5. Adorei s dicas!!Tenho vários pedacinhos de sabonetes que já estão guardados à mto tempo. Vou reciclar-los já,já...Mto obrigado mesmo.

    ResponderExcluir